Centro Educacional Viva

"O valor da Arte está principalmente no fato de ela ser ao mesmo tempo obra de sentimento e expressão"
Mario de Andrade


"A atividade da arte consiste em evocar em si próprio certo sentimento que se experimentou e, tendo-o envocado, transmití-lo por meio de movimentos, linhas, cores, sons ou formas expressas em palavras, para que o outro experimente o mesmo sentido"
Sônia Kramer
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Processo de trabalho : a criação a partir dos sentidos.


       Vik Muniz é um artista celebre no processo latente de criar sua obra de arte a partir da reminiscência de uma imagem celebre, ou seja, de algo significativo, dominado. É por este motivo que o ponto de partida, de Vik Muniz é justamente o que é de domínio "de todos", e a partir daí é que há a criação. Do ponto de vista artístico , é como se houvesse, uma outra criação ( e não uma reprodução).









     Em nossos alunos esta linguagem artística é traduzida a partir dos significados de suas perceptivas. A ludicidade infantil é ponto de partida. Dessa maneira, ela é captada e traduzida, em movimentos, que são ao mesmo tempo de brincadeira e de criação, com plena consciência de que se está sempre "criando".É assim que aprendemos, como vivencia e criar com este impressionante artista!

domingo, 24 de abril de 2011

O giz: intervenção dos alunos do projeto.





Na busca por novas formas de se expressar é comum os alunos pedirem por tinta. É obvio que a tinta é muito importante, mas em nosso projeto deixamos claro, outras formas de fazer arte. Os alunos que fizeram parte do projeto ano passado foram verdadeiros "professores" para os novos colegas. Ao serem perguntados se haveria outra forma de arte, sem que se usasse tinta, eles foram categóricos em dizer que sim. Então foram incentivados a mostrar e a ajudar os colegas a conhecerem outra maneira de "expressão artística". O giz, foi uma delas, onde os alunos, a partir de uma simples folha branca, um giz em um pouco de água, puderam mostra seus talentos. Esta com certeza vai para nosso portifólio!

sábado, 16 de abril de 2011

Arte de chocolate











Nesta últimas semanas temos nos dedicado intensamente a experimentações das mais variadas técnicas de arte. Além de revisitar maneiras de fazer arte que aprendemos no ano passado, nós do Integral estamos cada vez mais envolvidos com as formas propositadas a partir do "inusitado". É assim, que Vik Muniz com seu incrível olhar, nos trouxe a ideia de algo que "transponha o óbvio, e passe a se tornar expressivo." Em outras palavras, de maneira bastante agradável, provamos na prática o que Vik faz com suas ideias. O chocolate, por exemplo, além de ter grande significado para nossos alunos (por ser simplesmente uma delícia!), é colocado em outro parâmetro, de outra forma, servindo de maneira diferente a imaginação de cada um de nossos pequenos! A arte assim é mais uma vez posta na prática da experimentação.

domingo, 3 de abril de 2011

Explorando Técnicas

"A Arte é a expressão de cada um, frente a um sentimento, uma sensação. Este é transmitido através de traços, formas e cores. A Arte não se explica, se sente, se faz." Liana Rosemberg ( Doutora em História da Arte, e professora da Faculdade de Educação da UERJ).