Centro Educacional Viva

"O valor da Arte está principalmente no fato de ela ser ao mesmo tempo obra de sentimento e expressão"
Mario de Andrade


"A atividade da arte consiste em evocar em si próprio certo sentimento que se experimentou e, tendo-o envocado, transmití-lo por meio de movimentos, linhas, cores, sons ou formas expressas em palavras, para que o outro experimente o mesmo sentido"
Sônia Kramer
Powered By Blogger

domingo, 29 de maio de 2011

Nossa versão final..





Bom depois de algumas semanas, finalmente terminamos nossa mais nova obra de arte. Inspirada na obra "Azul II" de Miró, ela teve suas características próprias feitas a partir da impressão dos alunos. O azul nos inspirou ao fundo do mar, daí a "convenção" das bolinhas pretas( originais de Miró) em peixinhos, e ainda a pintura da alga da escola. Em meio, a dificuldade imaginada, por alguns alunos, nós vivenciamos cada dia e  ver a obra tomar forma dia-a-dia, foi maravilhoso!
Em outras palavras nas intenções do projeto Artes Arteiros, isto é levar a cabo a imersão da obra do artista em meio a criatividade e expressão de cada um.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nossa próxima obra..










"Mas o que vamos fazer?" Foi assim  que começou a ideia de nossa atual empreitada. A convite da direção da escola, fomos convidados a compor o espaço que dá acesso a biblioteca e a sala de computadores. Como a Arte além de bela tem a função de também compor ambiente, nós abraçamos o projeto e estamos trabalhando nele. 
Assim, depois de uma boa conversa e da reunião de algumas ideias, resolvemos recorrer a Miró, artista já conhecido, e inspirado em uma de suas obras compomos um primeiro croqui, que de tão legal foi logo escolhido  para ser pintado na parede. Como ainda não está pronto, acompanhem o início dessa gostosa criação!

domingo, 15 de maio de 2011

Informática educativa









Usar os computadores em nosso trabalho traz uma nova dimensão a aprendizagem dos alunos. Além de ser um objeto muito admirado por eles, o computador e as ferramentas da WEB nos dão muitas possibilidades. Como por exemplo visitar, e caminhar entre as galerias do famoso Palácio de Versalhes, na França, sem sair da Escola! Este foi um de nossos tours realizado através do Google ArtProject. O primeiro de muitos, já que esta ferramenta nos dá acesso a inúmeros museus do mundo.Essa é uma de nossas atividades, depois lógico brincamos de pintar e jogar através da Internet.O que além de descontrair nossos alunos, leva-os a trabalhar aspectos do pensamento lógico-matemático, e de coordenação motora fina, através dos jogos e do mouse respectivamente.
Se vale a dica, é só clicar no link de nosso blog aí do lado!

domingo, 8 de maio de 2011

Teatro de fantoche









Uma maneira criativa para a exploração da literatura com as crianças do Integral, foi a ideia do teatro de fantoches.Como em nosso projeto a história do Barba Azul é a que está sendo revistada e vivenciada, fizemos as devidas adaptações e criamos nossos instrumentos.
 Com materiais recicláveis, como caixas, e papelão, montamos nossos fantoches e criamos nosso cenário. Depois foi só se divertir!