Centro Educacional Viva

"O valor da Arte está principalmente no fato de ela ser ao mesmo tempo obra de sentimento e expressão"
Mario de Andrade


"A atividade da arte consiste em evocar em si próprio certo sentimento que se experimentou e, tendo-o envocado, transmití-lo por meio de movimentos, linhas, cores, sons ou formas expressas em palavras, para que o outro experimente o mesmo sentido"
Sônia Kramer
Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2011

Explorando as possibilidades.











Nas últimas semanas temos nos dedicado a lançar um olhar bem cuidadoso com relação as misturas de formas e cores feitas por alguns artistas. Além de Vik Muniz, Miró, Van Gogh, Picasso, os alunos ficaram bastante impressionados com "toque de formas que muda de cor" ( linguagem deles) de Kandinsky. Nós exploramos e olhamos com bastante cuidado suas obras e fizemos alguns ensaios de observação. Para eles, notar esta faceta da forma em contato com a cor, feita por diversos artistas como técnica, é um primário passo para o desenvolvimento da futura expressão de cada um. 
Contudo, para alunos mais novos ainda é um desafio fazer esta mistura de forma com o pincel e a tinta, dar o efeito do "toque". Assim, usamos a estratégia das formas concretas. Bom, foi divertido!

domingo, 12 de junho de 2011

Como podemos deixar a escola mais bonita? Nós sabemos.

                                          Mural : "Trabalhando com Vik Muniz", 2011
                                          Mural : "Preto no Branco ", 2011
                                         Parede : Obra "Peixe vermelho no mar azul", 2011
                                          Estante : pensada a partir dos Cubos , 2011
                                          Estante : pensada a partir dos Cubos. 2011
                                          Mural : "Miró para Chapeuzinho" 2010
                                          Livros : Artes Integradas 2010

                                          Mural de fotos : "Somos o Integral", 2010

Desde o início do Projeto Artes Arteiros, ficou claro a necessidade de desenvolver esse olhar estético frente a nossa realidade. Em nosso ambiente as paredes de nossa Escola, os murais, sempre são olhados pelos alunos do Integral III como mais um espaço onde podemos contribuir com  nossa expressão. Dessa forma, nossos murais, livros, objetos e mesmo as pardes, são espaços de criação de nossa arte. É assim que desenvolvemos este primeiro olhar, esta primeira reflexão sobre as coisas, e ainda da Arte frente a realidade.
Contudo, tomamos o devido cuidado para não deixar que os alunos desenvolvam um olhar restrito ( utilitário) da Arte, mas sim de ver os espaços , e os objetos além do que eles são!