A Rio + 20 é um evento único que vem chamando a atenção de todos do mundo para a problemática atual : como sustentar nossa humanidade em meio ao caos ambiental?
Entre diversos temas que visam discutir os temas abordados, o evento trará olhares diferenciados de alguns artistas que farão instalações e até mesmo obras de arte em eventos paralelos. É uma oportunidade de refletir sobre o tema, pelo olhar crítico e reflexivo da Arte.
Vik Muniz
Uma das chances imperdíveis, é participar de uma composição feita pelo artista Vik Muniz, que fará nos dia 16, 17 e 18 de Junho, um painel gigante do Rio de Janeiro feito por sucatas, no MAM, Aterro do Flamengo. A obra dá a oportunidade das pessoas conhecerem de perto o trabalho do artista participando da composição da obra, além de refletirem sobre as questões ambientais que cercam a temática do lixo.
MAM RIO
Av. Infante Dom Henrique 85 -Parque do Flamengo
Tel: 2240 4944 / 2240 4899
Horários: de terça a sexta, de 12h às 18h /sábados
Panarorama Terra
Já a artista Sylvia Martins chega ao Rio, para integrar a mostra Panorama Terra, com curadoria de
Alexandre Murucci, no calendário cultural da
Rio+20, na Galeria Antonio Berni, no Centro
Cultural Brasil Argentina. Sylvia traz a instalação
Vargem Florida, que soma uma pintura em óleo sobre linho e uma
fotografia, tendo como mensagem a preservação da natureza.
Praia de Botafogo, 228 sl 202
Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2552-04
Brasil Cerrado
Outro importante artista do cenário nacional é Sirion Franco que traz a videoinstalação sensorial Brasil Cerrado, especialmente criada para o evento pelo artista plástico, a convite da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. Com mais de 600m2 de área montada, distribuídas em quatro salas e dois mega painéis, a videoinstalação é gratuita e foi concebida para aproximar o visitante das belezas do cerrado brasileiro e explicitar a urgência de sua preservação.
BRASIL CERRADO - MAM RIO
Av. Infante Dom Henrique 85 -Parque do Flamengo
Tel: 2240 4944 / 2240 4899
Horários: de terça a sexta, de 12h às 18h /sábados
Pavilhão de Copacabana
Está aberto a partir desta terça ao público o espaço Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana. O Humanidade 2012 é um dos eventos paralelos à Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, e abrigará debates e exposições sobre o meio ambiente até o próximo dia 22. A entrada é gratuita. Os eventos começam às 10h e vão até as 21h, com grande programação (mas, anote aí: a entrada no local só será permitida até as 19h30m). São sete mil metros quadrados de área com salas para debates, seminários e exibições de arte
Endereço : Praia de Copacabana. S/n
Forte de copacabana
Das 10h às 21h
”.
Enfim, há uma variada programação, com diversas oportunidades para crianças e adultos. É só se programar e aproveitar!