Centro Educacional Viva

"O valor da Arte está principalmente no fato de ela ser ao mesmo tempo obra de sentimento e expressão"
Mario de Andrade


"A atividade da arte consiste em evocar em si próprio certo sentimento que se experimentou e, tendo-o envocado, transmití-lo por meio de movimentos, linhas, cores, sons ou formas expressas em palavras, para que o outro experimente o mesmo sentido"
Sônia Kramer
Powered By Blogger

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Milton Dacosta : nosso ensaio geométrico





Em nossa exploração, os conceitos das obras de Milton Dacosta nos trazem uma ampliação da Arte a partir da matemática. Em nossa tela de estudo investigamos a partir da prática os conceitos de profundidade, de formas  e de harmonia. É óbvio que são conceitos complexos, mas que na linguagem lúdica proposta, tudo fica prazeroso e com mais fácil entendimento.
Em nossas próximas etapas, será feito a abordagem da luz e das sobras, e então eles experimentarão individualmente esses conceitos em suas próprias criações.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nosso retorno com Milton Dacosta









Finalmente retornamos de nosso descanso  e já começamos a trabalhar nossas ideias.
Com um grupo novo, mesclado de alunos que estão no projeto desde o início com alunos novos, começamos a ensaiar nossos traços. O artista elencado para tanto é Milton Dacosta (1937-1988), brasileiro nascido na cidade de Niterói e que possui um dos trabalhos mais originais do movimento artista brasileiro. Sua escolha foi pautada justamente por sua originalidade e pelo célebre trabalho com as formas geométricas aliadas ao estudo das sombras, tema que instiga as crianças. Esse primeiro contato apreciamos algumas obras e experimentamos a pintura com o "rigor" das formas, o que foi bastante interessante.Temos muito a aprender e a criar a partir deste artista.
Aguardem pois o Projeto Artes Arteiros terá muitas surpresas para este ano !